E em epoca de copa grande parte dos olhares do grande público e da imprensa estão voltados ao futebol. Tratando-se do esporte mais famoso do mundo, os meses que antecedem esse grande evento são propícios para ações de marketing e de comunicação. Chegou o momento de aquecer o mercado para o futebol e estimular o consumo de produtos por parte dos torcedores.
Muito Design, Marketing, RP e Publicidade. Todas essas ferramentas são as grandes armas da Fifa, das seleções nacionais e de seus patrocinadores na divulgação dos produtos. Nesse período também podemos ver os grandes lançamentos das camisas e outros materiais esportivos confeccionados com tecnlogia de ponta.
Quanto à organização e preparação do evento, podemos vislumbrar construções de grandes e bonitos estádios que serão palco de jogos além conhecemos um pouco mais sobre a cultura, turismo e outros costumes do país-sede. Tudo é preparação. Tudo é comunicação.
Deu até vontade de fazer um safari pela Africa,...rs
Dentro desse contexto, os portais e websites de cada seleção dos países que disputarão a Copa ganham importância na produção/gestão de conteúdos.
Mas será que ele serão dignos de atrair a atenção dos usuários?
Jonas Rossato no blog Espaço.com fez uma análise muito bacana do Portal da CBF - Confederação Brasileira de Futebol. Ele expôs o que é ruim do site (em termos de design) e o que ultrapassa qualquer boa pratica em usabiliade.
Como é que pode uma seleção de ponta ter um site cruel desse jeito?
Outras Federações e Associações
Abaixo, seguem alguns portais das associações de futebol que na minha opinião possuem uma linha editorial bastante interessante e alinhada ao projeto gráfico:
Argentina
França
Itália
Estados Unidos
E aeh,...avaliou?
Posta seu comentário com sua opinião.
Mas antes, baixe a tabela dos jogos da copa que o "design-sp" preparou pra você.
Clica na imagem, salva no seu micro e imprime no A4.
Espero que nos traga sorte...rs
Um abraço
Miriam
Nenhum comentário:
Postar um comentário