Páginas

3 de abril de 2010

::: Pierre Lévy - Redes Socias

Pierre Lévy é um importante estudioso da vida digital e das mudanças que as novas tecnologias provocam nas relações humanas. Teórico da cibercultura, da realidade virtual e da inteligência coletiva, alerta que o crescimento da internet pode e deve ser encarado de uma perspectiva mais humanista

O filósofo Pierre Lévy deu uma entrevista ao Portal G1 na qual fala sobre o projeto que coordena para criação de uma linguagem que dê à Web um caráter realmente universal e permita a potencialização da inteligência coletiva.

Também deu declarações sobre as mídias sociais que ele usa no dia a dia.
Essa informação é valiosa, pois nos abre uma janela para a mente de um formador de opinião.

Lévy declara que usa o Twitter, o qual considera “social e intelectualmente muito complexo”.
Manter uma rede pequena e bem selecionada deve, portanto, ser sua estratégia de uso da rede social.

Outra ferramenta 2.0 usada pelo filósifo é o Delicious.
Ele declara que a ferramenta é uma forma de “organizar a memória de longo prazo”, atribuindo a ela, uma função cognitiva importante de filtragem social da informação.

Lévy também usa o Twine. Ele declara que já “[descobriu] coisas no Twine que [acabou] postando no Twitter”, caracterizando a ferramenta como outro filtro social importante.

Saber como Pierre Lévy e outros pensadores exploram as mídias sociais nos dá uma oportunidade de entender sua função como apoios à cognição ou, nos termos do próprio Lévy, tecnologias da inteligência.

As teorias do filósofo francês sobre cibercultura e inteligência coletiva são os temas centrais desta entrevista dada ao programa Roda Viva da TV Cultura.



Pierre Lévy está no Brasil neste entre março e abril /2010, não consta na sua agenda uma data para sua visita à São Paulo, por enquanto.

Em Curitiba ver em http://migre.me/mI9Q

Em Bauru ver em http://migre.me/mI9T

No RGS ver em http://migre.me/mI9W

No Rio ver em : www.agencia.fapesp.br/agenda.htm

SE VOCÊ SOUBER DE MAIS ALGUM LUGAR ONDE ELE ESTARÁ, POR FAVOR, DEIXE SEU COMENTÁRIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário